Explosões em Nova Jérsei e Nova York teriam ligação
19/09/2016 10:36 em Mundo

Explosões em Nova Jérsei e Nova York teriam ligação

Explosão no sábado em Nova York feriu 29 pessoas. FBI divulgou foto de suspeito que estaria ligado a ataques.

A primeira explosão aconteceu na manhã de sábado (17). Uma pequena bomba explodiu em uma lixeira na cidade litorânea de Seaside Park, um resort a cerca de 120 quilômetros ao sul de Nova York, antes de uma corrida beneficente de 5 km que seria realizada no local.

Na noite de sábado, uma bomba colocada em outra lixeira explodiu no bairro de Chelsea, em Manhattan, em Nova York, ferindo 29 pessoas. A polícia nova-iorquina também encontrou outro dispositivo explosivo nas proximidades.

Tanto a bomba que explodiu em Chelsea quanto a que foi encontrada nas proximidades sem detonar foram feitas com panelas de pressão, luzes de natal e foram preenchidas com materiais fragmentados, segundo as autoridades americanas.

Na madrugada desta segunda-feira (19), outra bomba de fabricação caseira foi detonada após ser localizada perto de uma estação de trem na cidade de Elizabeth, no estado de Nova Jérsei. O pacote detonou enquanto era examinado por um robô do esquadrão antibombas.

Nesta segunda-feira, o FBI divulgou a foto de um americano de origem afegã de 28 anos que é procurado por suposta ligação com o atentado de NY. O suspeito foi identificado como Ahmad Khan Rahami. Ele nasceu em 23 de janeiro de 1988 no Afeganistão.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que o suspeito poderia estar "armado" e ser "perigoso". "Precisamos deter esse sujeito imediatamente", disse De Blasio. "Minha experiência é que, quando o FBI se concentra em alguém, ele o pega."

O governador Andrew Cuomo, que no domingo descartara ligação do ataque com o terrorismo internacional, disse que os novos dados podem fazer com que mude de ideia. "Eu não me surpreenderia se esse ato tivesse conexão internacional", afirmou à CNN.

Segundo o FBI, o último endereço conhecido de Rahami era em Elizabeth, no estado de Nova Jérsei, que fica a cerca de 25 km de NY. Nesta segunda-feira (19), foi encontrado um pacote com explosivos justamente perto de uma estação de trem na cidade de Elizabeth.

Crédito: G1 Globo

COMENTÁRIOS